O Tautara já chegou a atingir a sua velocidade máxima?
No mundo do automobilismo, não basta estar marcado 532km/h no velocímetro para que um veículo seja eleito o mais veloz do mundo, é preciso provar que o carro, realmente, tem potência e velocidade, mas será que o Tuatara realmente chega a 532km por hora? Entenda como foram os testes e como ele foi eleito o veículo mais veloz do mundo!
Primeiramente, é preciso entender que para o Tautura fosse testado no seu limite, foram necessárias três tentativas para que a máquina norte-americana batesse o recorde e garantisse o título de carro mais rápido do mundo.
Antes, os posto de carros mais velozes pertenciam aos veículos: em 3º lugar, o Bugatti Chiron 2020, que atingiu a marca de 420 km/h; em 2º, o Koenigsegg Agera RS, modelo fabricado pela fabricante sueca de superesportivos Koenigsegg – que havia atingido incríveis 447,19 km/h em novembro de 2017; e, em primeiro lugar, estava o modelo francês da Volkswagen Bugatti Chiron Super Sport 300+, que teria atingido incríveis 490 km/h.
Então, os executivos da SSC se comprometeram com um projeto que pudesse bater esse recorde. E o momento chegou com o lançamento do Tuatara e, em outubro de 2020, mês da primeira tentativa de bater o recorde mundial.
Polêmica envolvendo o recorde mundial
Para que o Tautara realmente fosse reconhecido como carro mais veloz do mundo, foram realizadas três tentativas até que o recorde, de fato, acontecesse. O primeiro vídeo mostrado pela SSC, em que o Tuatara alcançava 508,73 km/h com o piloto Oliver Webb foi amplamente questionado, tanto que a empresa admitiu que o vídeo dava margem para sugerissem que ele fosse editado e não fossem reais.
Na segunda tentativa, em dezembro de 2020, a SSC escolheu levar o carro para uma pista da Flórida, e convidou personalidades da mídia e influenciadores digitais para assistirem ao teste. Contudo, somente Robert Mitchell – escritor e cineasta norte-americano - compareceu ao evento.
Então, equipado com cinco aparelhos de GPS para assegurar que a velocidade atingida pelo Tautura seria real, a equipe da SSC enfrentou diversos problemas, desde superaquecimento até velas que falharam durante os testes, o que comprometeu a nova tentativa de bater o recorde. Desta vez, o veículo alcançou a marca de 404 km/h, porque o piloto decidiu tirar o pé do acelerador afirmando que estava sentindo que o carro estava se comportando de modo estranho.
Já na terceira e última tentativa, em janeiro de 2021, foram feitas diversas análises diferentes sobre as possíveis barreiras das tentativas anteriores e também um estudo dos ventos da região da Flórida, onde mais uma vez a equipe da SSC se instalou para buscar o recorde.
A estratégia traçada pela SSC foi orientar o piloto a utilizar os 3 primeiros quilômetros da pista para alcançar a velocidade atingida, deixando 1,1 quilômetro restante para a frenagem do veículo.
E para que este número fosse realmente comprovado e reconhecido, foram instalados quatro equipamentos de medição no interior do veículo de empresas diferentes – a Life Racing, a Racelogic, a IMRA e a Garmin – para que fosse provada a aferição de velocidade que o Tautara atingiu. Outro fator incrível é que toda potência do motor foi usada em apenas de 40 a 50 segundos.
Então, nos novos testes realizados no Kennedy Space Center (Flórida), o SSC Tuatara atingiu 450,1 km/h, na primeira volta, e 460,4 km/h, na segunda passagem, o que garantiu a média de 455,3 km/h, que já é o suficiente para superar a marca do sueco Koenigsegg Agera RS, que havia atingido 447,2 km/h em 2017.