Modificar a medida dos pneus do carro: pode? Saiba como fazer!
Quando os pneus começam a se desgastar, chega o momento que você precisará efetuar a troca para continuar dirigindo com segurança.
Assim, pensamos neste post para ajudar você que está pensando em trocar os pneus do seu automóvel e quer modificar um pouco a estatura e o visual do seu carro. Possivelmente você está se perguntando: posso mudar o perfil do pneu? Será que essa prática é segura?
Bom, acompanhe o post da TireShop, pois nós vamos te contar tudo sobre essa alteração de perfis de pneus!
Posso mudar o perfil do pneu do carro com segurança?
Todos que adquirem um carro sabem que cada marca e modelo de automóvel possui um padrão de peças que foram fabricadas para ele e, com os pneus, isso não é diferente. Afinal, quando um pneu é fabricado, ele tem um padrão da banda de rodagem, medidas e índice de carga e velocidade que são projetados para a melhor dirigibilidade do veículo.
São essas características que compõem o perfil de um pneu, então, quando falamos em troca da medida de pneus de um veículo, é necessário considerar vários aspectos. Acompanhe!
O que diz a lei?
No artigo número 8 da resolução 292 do Denatran, o texto que fala que o tamanho total do conjunto das rodas e pneus de um veículo não pode ser alterado. Dessa forma, quando é realizado um aumento de diâmetro do aro, é necessários diminuir o perfil do pneu para equilibrar esse tamanho total e para que as proporções sejam mantidas.
Há recomendação sobre o percentual permitido para a modificação das medidas dos pneus. Há uma tolerância de 3% para mais ou para menos em relação à medida original do pneu do veículo.
Outro ponto fundamental é que, quando existir a modificação, ela deve ser aplicada em todos os pneus do veículo e não apenas em um ou dois deles. Se você não fizer a alteração dos pneus em todo o conjunto, a borracha do pneu modificado se desgastará muito mais rápido que a dos outros.
Contudo, alterar as características do automóvel além do permitido gera em infração grave, com multa no valor de R$ 195,23.
O desempenho do veículo é impactado?
Quando um novo carro é feito, são projetadas rodas e pneus que suportem a sua estrutura, afinal, estamos falando de um peso entre 900 kg e 2.000 kg. Então, quando vamos modificar o perfil de um pneu, é necessário também pensar nessas questões e escolher pneus de alta qualidade e procedência confiável.
Além disso, é preciso entender também que, ao modificar o perfil do pneu, poderão ocorrer algumas desregulagens no velocímetro, no sistema de ABS (sistema de frenagem) e na tração, ainda que mínimas, que não irão alterar de fato o funcionamento do veículo.
Por exemplo, quando utilizamos um pneu maior que o original, ele também será mais pesado e, consequentemente, exigirá mais esforço dos freios quando estes forem acionados, especialmente em situações em que você precisar parar repentinamente.
O sistema de tração e suspensão pode sofrer mínima alteração, até mesmo interferindo na vida útil do motor em alguns casos.
Por isso, antes de realizar a troca, é sempre indicado consultar o manual do fabricante ou conversar com um especialista para realizar uma avaliação da estrutura e especificação do veículo. Desse modo, você terá parâmetros para selecionar pneus mais adequados para efetuar a troca.
Divergência nas marcações do velocímetro
Outro ponto de atenção que devemos ter quando se optar por utiliza pneus com medidas muito diferentes do tamanho original é que podem ocorrer divergências nas marcações de velocidade no velocímetro. Isso acontece porque, quando o diâmetro do pneu é maior o limite indicado de 3% de diferença, a velocidade marcada pode ser inferior à que o veículo realmente está rodando.
O velocímetro tem um sistema de marcação que registra a velocidade a cada volta que pneu completa. Portanto, em casos de um diâmetro maior, mais ele demora mais para completar a volta e, por consequência, para registrar a velocidade.
Por outro lado, caso o pneu seja menor que os 3% tolerados, o marcador estará registrando uma velocidade maior que a real. Apesar desse ser um problema menor, já que não interfere diretamente na segurança de motoristas e passageiros, pode comprometê-la indiretamente e gerar multas de excesso de velocidade em alguns casos, já que a velocidade mostrada não é a real.
Como proceder para a troca do perfil do pneu?
Então, podemos concluir que o indicado é que se deve considerar o limite permitido, a dirigibilidade e as características do automóvel, sempre pensando na segurança e na integridade das peças do veículo em primeiro lugar.
Para resumir, perfil alto tem a parede lateral mais grossa e oferecem muito mais conforto do que velocidade por conta da quantidade de ar, tendo em vista que absorvem e distribuem melhor o peso do veículo. Diversos modelos de carros de passeio, SUVs e até mesmo caminhões são equipados com esses tipos de pneu, pois se saem melhor em terrenos irregulares.
Já o perfil de pneu baixo otimiza o centro de equilíbrio do veículo, principalmente nas curvas. A frenagem também fica mais rápida e o sistema de freio responde logo que você os aciona.
A melhor notícia é que atualmente existem diversos modelos de pneus que oferecem um visual diferente e que modificam a aparência do seu veículo, sem que você precise recorrer a um pneu com perfil muito distante do ideal (maior ou menor).
Outra dica é buscar sempre as marcas líderes no mercado e que oferecem muitas opções para equipar os veículos, assim, você tem mais segurança e garantia de qualidade.
Se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a equipe TireShop. Teremos o maior prazer em conversar com e tirar suas dúvidas!