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PARTES DO PNEU: CONHEÇA TODAS E PARA QUE SERVEM!
Categoria: Curiosidades | 5 de Maio de 2022

Que esse é um dos componentes mais importantes de um veículo, certamente você já sabe, mas será que você conhece todas as partes do pneu?

Apesar de não parecer, os pneus são peças complexas fabricadas com alta tecnologia, afinal, eles têm a missão de contribuir para manter a estabilidade dos veículos nas ruas e estradas, mantendo a segurança de todos no trânsito.

Portanto, se você tem curiosidade de saber mais sobre as partes que compõem os pneus, continue a leitura e confira!

1. Talões

Os talões são construídos por uma estrutura de fios de aço revestidos com cobre e impermeabilizados com um tipo de borracha antioxidante e é a parte do pneu que realiza a conexão dele com o aro da roda.

Essa estrutura também garante durabilidade e resistência para os pneus, além de impedir que o ar vaze nas laterais dos pneus, por isso, eles ficam localizados nas duas extremidades da carcaça do pneu, que é o próximo item que vamos abordar.

2. Carcaça

A carcaça é a estrutura interna do pneu e sua estrutura é formada por camadas sobrepostas de cintas de poliéster, nylon ou aço revestidas com borracha que vão de talão a talão. Essas cintas, também conhecidas como lonas, têm como principal função manter o pneu inflado.

Revestindo-as, a camada de borracha é fundamental para evitar atritos internos. É preciso ressaltar que a carcaça do pneu também é responsável por resistir ao peso do veículo, suportando a pressão e a oscilações enquanto o veículo roda, além de determinar os índices de carga e velocidade de um pneu.

3. Laterais

Parte do pneu que vai dos talões ao ombro, também chamada de área de flanco, a lateral do pneu é encarregada do amortecimento advindo das irregularidades da pista. Por isso, sua principal característica é a flexibilidade, que proporciona maior conforto na dirigibilidade, além de evitar o aquecimento de toda a estrutura do pneu.

Ainda, as laterais são feitas de borracha especial super resistente e flexível para garantir o conforto necessário para o motorista.

4. Banda de Rodagem

A banda de rodagem é umas das partes mais importantes do pneus, já que é a que está em constante contato com o solo. Por isso, ela é super resistente, visto que precisa resistir a cortes, perfurações e atritos.

Além disso, também é a banda de rodagem que, em contato com o solo, responderá quando você frear ou direcionar o veículo em curvas. Por isso, é sempre importante que os pneus estejam boas condições de uso para que o veículo obedeça aos comandos do motorista, ou seja, a banda de rodagem do pneu não pode estar “careca”.

E para que ela não esteja nessas condições, é necessário que os componentes da banda de rodagem estejam íntegros. Confira quais são eles:

  • Sulcos

Os sulcos correspondem aos espaçamentos na banda de rodagem e têm como principal função drenar a água em dias de chuva para evitar situações de aquaplanagem, além de reduzir ruídos do pneu. Também são eles que determinarão a aderência do pneu em pistas secas e molhadas.

É possível conferir a aderência do acessório na etiqueta do Inmetro que vem com ele. Além disso, também são os sulcos da banda de rolagem que indicarão quando existe a necessidade de troca dos pneus através do TWIS (Tread Wear Indicator), que são pequenas barras de borracha que se desgastam com o tempo.

Para saber mais, leia nosso post sobre pneus carecas e quais os riscos para o automóvel.

  • Barras

As barras correspondem à parte da banda de rodagem que fica em maior contato com o solo e é sobre elas que o motor exerce a tração que possibilita que o automóvel comece a andar.

  • Ranhuras

As barras correspondem aos desenhos da banda de rodagem que são diferentes para cada modelo de pneu. Elas também auxiliam na tração, no tempo de resposta na frenagem, na drenagem de água e na redução de temperatura do pneu. Também é possível perceber quando elas estão desgastadas, sendo necessário efetuar a troca dos pneus.

5. Cintas Estabilizadoras

Confeccionadas em fios de aço altamente resistentes e sobrepostos em diagonal, as cintas estabilizadoras, como o nome sugere, são responsáveis por manter a estabilidade na dirigibilidade do veículo.

Elas também fazem parte da carcaça e são fundamentais para tornar o veículo mais estável e evitar que objetos perfurem o pneu. Quanto mais veloz for o veículo, mais essas partes do pneu serão necessárias.

6. Ombros

Os ombros do pneu vão da extremidade da banda de rodagem até a lateral, sendo peças que possuem uma quantidade extra de borracha e têm como principal função suportar a transferência de carga nas curvas, por isso eles são tão importantes na estabilidade do automóvel.

A quantidade extra de borracha é devido ao alto desgaste dessa parte do pneu, visto que precisamos fazer curvas o tempo todo quando estamos dirigindo.

7. Inner Liner

O Inner Liner, também conhecido como estanque, corresponde ao forro interno do pneu e são camadas de borracha que protegem a carcaça da umidade.

Nos pneus que utilizam câmara de ar, o Inner Line é confeccionado com borracha macia para não danificar a câmara. Já no caso dos pneus sem câmara, esse estanque é feito com borracha impermeável para manter a pressão de operação. Isso possibilita a vedação, impedindo o vazamento do ar e, consequentemente, evitando a perda de pressão do pneu.

E aí, você já conhecia essas partes do pneu? Esperamos que tenha te ajudado a entender mais sobre essas peças tão importantes dos veículos. Até a próxima!