Saiba como escolher o aro do pneu correto para seu veículo
Chega um momento em que todo motorista precisa fazer a troca dos pneus do seu carro, devido ao desgaste natural ou por conta de algum imprevisto, como um furo. E, além de pesquisar sobre como fazer a troca ou quando, é importante ter em mente qual o tipo de aro do pneu.
Não colocar o aro correto pode causar prejuízos ou diminuir a eficiência do veículo na estrada. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para você sobre como saber o aro do pneu, mostrando os tipos e quais os cuidados a se ter durante a troca.
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Como saber o aro do pneu?
O jeito mais simples de saber onde ver o aro do pneu do seu carro é com aquelas letrinhas na lateral. Se você observar, terá uma série de letras e números como: 235/75 R15 ou 175/70 R13. Nesse caso, o último número é a medida do aro do seu veículo. Ou seja, significa que você deve trocar o pneu antigo por pneus novos aro 15.
Mas todo veículo tem uma certa medida de aro, ou então duas ou três medidas que também podem ser colocadas. Por isso, é importante considerar o modelo do seu veículo, se ele é um sedã, uma caminhonete ou um carro esportivo.
Como já vimos aqui no blog sobre como escolher o pneu certo, agora vamos saber um pouco mais sobre os principais aros para cada tipo de veículo:
Automóveis de médio e pequeno porte
Aqui vamos falar dos veículos menores, o famoso carro popular. Esses modelos usam aros que variam em tamanhos do aro 13 ao 16. O motivo é que rodas desse tamanho são mais compatíveis com o tamanho dos veículos, e são recomendadas até mesmo pelas montadoras, o que acaba oferecendo conforto durante o trajeto na cidade.
Carros esportivos
Já para os carros esportivos, são utilizados aros que variam entre o 16 ao 21. Esses modelos de aros possuem muito mais opções de pneus. São bons para suportar altas velocidades e oferecem um ótimo desempenho ao veículo. É comum também que muitos desses veículos façam o uso de pneu run flat, por isso, é importante se atentar a esse detalhe na hora da compra do seu jogo de pneu novo.
Pick-ups, SUVs, utilitários e off-roads
Veículos maiores como SUVs, picapes e utilitários precisam fazer o uso de opções que variam do 15 ao 22. Um aro em uma dessas medidas já possui um tratamento um pouco mais especial do que os outros, como nos sulcos e na simetria, para poderem encarar terrenos mais acidentados, com lama ou pedras. Os pneus são bem resistentes e preparados para situações adversas.
Caminhões e veículos maiores
Para os caminhões ou algumas vans de médio porte, as medidas podem variar entre aros de 20 a 24, principalmente para suportar o peso e as cargas pesadas que o veículo carrega no dia a dia, além do transporte em estradas de alta velocidade.
Carros para competição
Por último, temos os aros utilizados para carros de competição. Esses podem variar dependendo da categoria, pois as medidas podem ir do aro 13 até ao 20. Na Fórmula 1, por exemplo, antes da mudança de regulamento em 2022, os carros usavam aro 13, e depois passaram a usar aro 18. Então, tudo depende da sua categoria no automobilismo.
Quais são os tipos de aros?
Agora que você já sabe como ver a medida do seu aro, vamos conhecer um pouco mais dos tipos de roda:
Roda de aço
Um tipo de aro conhecido por sua durabilidade e resistência. É mais pesado se comparado aos outros tipos de roda, o que pode acabar aumentando um pouco o consumo de combustível, mas esse é um aro com bastante custo-benefício. Ele é bastante escolhido para veículos que precisam suportar as condições adversas da estrada.
roda de liga leve
A roda de liga leve é fabricado a partir de uma combinação de metais, como magnésio e alumínio. Esses modelos são mais leves que os de aço e ajudam no desempenho do carro, como na aceleração e um pouco na economia do combustível. E claro, deixa a aparência do carro bem mais atraente!
Roda cromado
Esse modelo de roda pode ser tanto uma roda de liga leve ou de aço, já que ela, na verdade, é um tipo de roda que passa por um processo de cromagem para ter um aspecto brilhante e espelhado. É muito valorizada no mercado do automobilismo, mas é preciso de cuidado para evitar que tenha corrosão e manchas.
Roda forjada
A roda forjada é um tipo de roda para carro produzido por meio do forjamento de alta pressão que molda o metal. Esse é um desenvolvimento que resulta em uma roda forte, mas leve, oferecendo também resistência contra impactos e deformações.
Roda de carbono
Aqui temos a utilização de fibra de carbono para a construção da roda, que resulta em um tipo leve e extremamente resistente. Toda essa leveza ajuda no desempenho do carro e até na eficiência do consumo de combustível. Mas são bem caros em comparação aos outros e são geralmente usados em carros de corrida ou de alta performance.
Roda modular
A roda modular é um tipo feito por várias peças que podem ser desmontadas e substituídas individualmente. Por isso, fica muito mais fácil de customizar e de fazer a manutenção.
Roda pintada
Por último, temos a roda pintada, que são aquelas que recebem uma camada de tinta para personalização ou proteção adicional contra ferrugem ou corrosão. A pintura pode ser feita em qualquer modelo, seja de aço, liga leve ou qualquer outro material. Dessa forma, existe uma variedade de cores e acabamentos para melhorar a estética do carro.
E se você ainda não está familiarizado com o pneu, confira o nosso post sobre todas as partes do pneu e para o que servem!
Quais cuidados ter antes da troca?
Antes de tudo, é preciso que saiba sobre as regras para os aros das rodas. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), na resolução 292/2008, no art 8º da resolução 292, o conjunto de rodas e pneus não pode ultrapassar os limites dos para-lamas, sendo proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto de pneu e roda. Ou seja, o conjunto alterado não pode raspar na carroceria, garantindo a manutenção do tamanho estabelecido pelo fabricante.
Além dessa informação, é importante também saber:
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Verifique a compatibilidade: veja se a nova roda é compatível com o modelo e ano do seu carro;
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Considere o tamanho dos pneus: garanta que os pneus sejam adequados para a roda nova para evitar problemas de condução e segurança;
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Confira a capacidade de peso: o nova roda deve suportar o seu peso, o do veículo, dos passageiros e carga;
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Avalie a qualidade dos aros: escolha rodas de qualidade e de marcas confiáveis;
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Teste o encaixe do aro: faça um teste de encaixe para que as novas rodas não interfiram nos freios, suspensão ou qualquer outra parte do carro;
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Verifique o alinhamento do veículo: por último, faça o balanceamento e o alinhamento das rodas, para evitar vibrações e garantir uma condução segura.
O alinhamento e o balanceamento você pode fazer quando quiser, mas também durante a revisão do carro!
Agora que você já conheceu melhor sobre como saber o aro do pneu, é hora de fazer a compra e deixar seu carro novo em folha. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e não deixe de avaliar. Aproveite a visita em nosso blog e até a próxima!