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O QUE É PNEU SLICK?
Categoria: Automobilismo | 16 de Julho de 2024

No backstage das corridas automobilísticas, uma parte crucial que pode determinar o resultado de uma corrida são os pneus slick. Esses pneus são preferidos por pilotos e equipes de corrida que procuram maior aderência e controle em pistas secas devido à sua superfície lisa e sem sulcos.

Confira no post todas as informações sobre como funciona um pneu slick e outras informações pertinentes!

Como funciona um pneu slick?

O design dos pneus slick é feito para competições de alto desempenho, que demandam estabilidade, aderência e controle. O estilo da banda de rodagem, os compostos de borracha usados e como eles se comportam com a superfície da pista são alguns dos principais elementos que determinam como ele funciona corretamente.

Abaixo você pode entender melhor sobre a construção desse pneu para o automobilismo de alta performance:

Design da banda de rodagem

O pneu slick não tem sulcos na banda de rodagem, tornando-o um tipo único. Em vez disso, a superfície contínua e lisa aumenta o espaço de contato com a pista. Dessa forma, a pressão é distribuída de forma mais uniforme na área de contato, o que aumenta a tração e a aderência.

Além disso, o design da banda de rodagem é feito com cuidado para fornecer estabilidade tanto durante frenagens quanto em curvas.

Compostos de borracha especiais

Os pneus slick são feitos de compostos de borracha especiais desenvolvidos para atender às exigências exigentes das corridas de alta performance. Os engenheiros criaram esses compostos com o objetivo de fornecer uma combinação ideal de características, como aderência, durabilidade, resistência ao desgaste e estabilidade em uma variedade de condições de pista.

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Aderência e tração em pistas secas

A tração e aderência em pistas secas que os pilotos precisam para extrair o máximo de seu veículo depende, e muito, dos pneus slick. O motivo? Maior contato com pneu e pista por conta da ausência de sulcos na banda de rodagem. Isso torna o pneu slick muito aderente mesmo em curvas de alta velocidade, permitindo que os pilotos explorem os limites de aderência de seus veículos enquanto mantêm uma trajetória precisa e controlada ao contornar curvas fechadas e acelerar nas retas.

Limitações em condições de chuva

Devido ao fato de que a banda de rodagem não tem sulcos, o uso de pneus slick é extremamente limitado em condições de chuva. Os pneus slick são propensos a aquaplanagem porque não há sulcos para dispersar a água, podendo fazer o carro perder controle e aderência. Como resultado, em comparação com pneus projetados para condições molhadas, a aderência é significativamente reduzida e os tempos de volta são mais lentos.

Uso em diferentes modalidades de competição

Na Fórmula 1, por exemplo, esses pneus oferecem uma aderência excepcional em curvas de alta velocidade, permitindo que os pilotos explorem os limites de seus carros com confiança.

Os pneus slick fornecem estabilidade e tração em diferentes condições de pista em corridas de GT, mantendo um desempenho consistente durante corridas prolongadas. Para maximizar o desempenho dos pneus em cada modalidade, ajustes e configurações específicos são feitos de acordo com as características da pista e as estratégias de corrida de cada equipe.

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Qual é a diferença entre pneus slick e pneus de rua?

A banda de rodagem é a principal característica que distingue os pneus de rua dos pneus slick. Os pneus de rua têm sulcos e canais na banda de rodagem para evacuar a água e fornecer aderência em diferentes condições de estrada, enquanto os pneus slick têm uma superfície lisa sem sulcos.

Os pneus slick também são feitos de compostos de borracha especiais que foram criados para funcionar em temperaturas específicas e aumentar a aderência em pistas secas. Por outro lado, os pneus de rua são projetados para priorizar durabilidade e resistência ao desgaste e são projetados para suportar uma variedade de condições de estrada, desde secas até molhadas, sendo até mais seguros em momentos de aquaplanagem no asfalto.

Como resultado dessas variações, eles são uma opção indispensável em competições de automobilismo de alto nível.

Existem compostos de borracha diferentes disponíveis para pneus slick?

Os pneus slick podem ser fabricados com borracha de vários graus de dureza, variando entre os compostos mácio, médio a duro. Os materiais mais macios são mais resistentes a temperaturas mais baixas, enquanto os materiais mais duros são mais resistentes a temperaturas mais altas, como acontece, por exemplo, nas corridas de Fórmula 1.

No caso do composto médio temos um equilíbrio entre a velocidade e duração que os compostos macios (soft) e duros (hard) proporcionam. Há ainda pneus wet, que se destacam pelo desempenho em condições climáticas de chuva.

Cada composto de borracha desempenha melhor em um determinado intervalo de temperatura. Os compostos mais macios funcionam melhor quando estão mais frios, enquanto os compostos mais duros funcionam melhor quando estão mais quentes.

Compostos mais duros também têm maior resistência ao desgaste, o que pode ser útil em corridas de longa duração, onde a durabilidade dos pneus é crucial. A aderência desses compostos pode ser reduzida em comparação com os compostos soft.

Os pneus slick são reutilizáveis após uma corrida?

Após uma corrida, os pneus slick devem ser inspecionados minuciosamente para verificar a integridade e o desgaste dos pneus. Os pneus não podem ser reutilizáveis se estiverem extremamente desgastados, danificados ou com cortes profundos na banda de rodagem.

A eficiência desses pneus durante a corrida também deve ser levada em consideração. Os pneus podem ser reutilizados com segurança se mantiverem uma boa aderência e desempenho ao longo da corrida.

Antes de decidir reutilizá-los, é aconselhável que um técnico ou especialista, que pode ser da própria fornecedora dos pneus, verifique as condições. Eles são capazes de testar a integridade dos pneus, calcular o desgaste da banda de rodagem e fornecer conselhos sobre a reutilização dos pneus.

Leia também: O que fazer com pneus usados?

Em qual marca de pneus slick devo investir?

Quando se trata de pneus slick, a escolha da marca certa pode fazer uma grande diferença no desempenho do seu veículo, especialmente em condições de corrida ou em pistas de alta performance.

Entre as marcas mais renomadas no mercado, a Yokohama se destaca como uma das principais opções graças a sua tecnologia avançada que melhora a aderência e a durabilidade dos pneus.

Além da qualidade superior, a Yokohama é uma marca de fácil acesso, disponível em diversas lojas especializadas e também em
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Esperamos que as dicas tenham sido úteis e desejamos que aproveite a visita em nosso blog!