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TIPOS DE PNEU
Categoria: Curiosidades | 15 de Agosto de 2024

Os pneus são fabricados com uma combinação de borracha sintética, borracha natural, negro de fumo (petroquímico derivado do petróleo), sílica, fios de aço e poliéster. Todos esses elementos são estruturados e balanceados, formando um produto que apresente alto desempenho na dirigibilidade dos veículos.

É fundamental entender a importância da escolha de um pneu adequado, afinal, é o ponto de contato do automóvel com a pista. Por isso, é tão importante utilizar pneus apropriados e em bom estado para garantir a segurança do motorista e dos seus passageiros, afinal, é necessário lembrar que não importa o quão eficiente sejam o motor, os freios e o ABS, uma vez que todas essas peças dependem da aderência dos pneus para entregarem a performance esperada.

1. Pneus on-road ou convencionais

Os pneus on-road são os pneus indicados para veículos convencionais ou de passeio, tanto que a maioria dos carros costuma sair com este tipo de pneu das montadoras. Eles contam com sulcos menores que proporcionam contato maior com o solo, por isso, são feitos especialmente para pistas de asfalto, já que os carros de passeio rodam majoritariamente dentro do perímetro urbano.

Os tipos on-road são desenvolvidos também para favorecer o desempenho do veículo nas pistas uniformes, proporcionando mais aderência com o solo (o que economiza combustível), além de serem bastante eficientes no escoamento de água para boa performance também nos dias de chuva.

2. Pneus off-road

Já os off-road são pneus indicados para os modelos SUVs e para as caminhonetes e pick-ups, já que são mais robustos, possuindo uma banda de rodagem maior, assim como sulcos mais largos também.

Desse modo, configuram-se como pneus com estrutura mais resistente e aderente em terrenos irregulares, como estradas de terra com pedras, galhos e lama (em dias chuvosos). É o tipo de pneu ideal para quem gosta de aventuras ou reside em localidades afastadas do perímetro urbano e precisa passar por trajetos mais complicados em sua rotina.

Para que seu automóvel tenha a segurança adequada durante os trajetos, é de suma importância que os pneus estejam sempre calibrados adequadamente para enfrentar os trajetos que o veículo irá percorrer. A única desvantagem desse tipo de pneu é que ele pode não ser tão eficiente no asfalto, já que não é fabricado com essa finalidade.

3. Pneus mistos

Os mistos, por sua vez, são tipos fabricados para serem eficazes tanto em estradas de terra quanto nos asfaltos, sendo um modelo intermediário para quem precisa percorrer trechos irregulares, mas também encaram as rodovias em sua rotina.

É o tipo de pneu ideal para veículos maiores, como a maioria dos jipes e alguns modelos de SUVs off-road, tanto que existem muitas marcas que costumam montar seus veículos nas fábricas com os pneus mistos. São produtos ideais para quem busca versatilidade e performance elevada em qualquer tipo de pista e quaisquer condições climáticas.

4. Pneus slicks 

Os modelos slicks são os famosos pneus de competição, que só possuem permissão para serem usados em pistas de corrida, ou seja, em treinos ou competições automobilísticas oficiais, existindo multa para quem usá-los em ruas e autoestradas comuns. 

Afinal, esses modelos de pneus são totalmente lisos (sem ranhuras), justamente para proporcionarem um maior contato com o solo e, consequentemente, mais velocidade e melhor performance.

Por isso, é um tipo de pneu indicado para altas velocidades, já que eles garantem um melhor desempenho em curvas e resposta mais rápida em situações de frenagem.

5. Pneus semi slicks

Já os semi slicks são os modelos desenvolvidos como uma alternativa de pneus esportivos para serem usados nas ruas, visto que eles não são totalmente lisos, portanto, autorizados para serem usados em veículos comuns.

Dentre suas principais características, eles apresentam excelente performance nas curvas rápidas, em superfícies abrasivas ou pista com elevadas temperaturas.

A composição dos materiais desse tipo de pneu tem como característica levar menos tempo para aquecer, por isso, oferecem maior durabilidade e menor degradação, sendo pneus de altíssima qualidade. Por esses motivos, são pneus que costumam ter um custo mais elevado no mercado.

6. Pneus de verão

Pneus de verão são parecidos com tênis de corrida para carros quando o clima é quente. Eles são feitos de uma borracha especial que adere muito bem ao asfalto quente. Você sabe como o asfalto pode esquentar se já tentou correr descalço em um dia quente. Isso é o que esses pneus são projetados para fazer, mantendo a aderência mesmo quando o sol está forte.

Eles funcionam bem quando as estradas estão secas ou molhadas, mas não congeladas, durante os meses mais quentes do ano. O padrão de banda de rodagem dos pneus de verão ajuda a manter a água longe dos pneus, reduzindo o risco de aquaplanagem em estradas molhadas.

É importante ressaltar que, no Brasil, apenas pneus all season são comercializados, oferecendo uma alternativa que lida bem tanto com o calor quanto com o frio.

7. Pneu de inverno

Os pneus de inverno são uma parte essencial da segurança ao dirigir em climas difíceis. Eles têm características únicas que os distinguem dos pneus de verão ou todo o ano porque foram desenvolvidos para resistir a temperaturas frias, neve e gelo.

É importante ter em mente que os pneus de inverno não são capazes de lidar com todas as condições de direção no inverno. Embora ofereçam melhor aderência do que os pneus convencionais em condições de neve e gelo, eles não garantem tração perfeita em todas as condições.

Além disso, os motoristas devem adaptar sua condução às condições meteorológicas e estar preparados para enfrentar desafios adicionais, como redução da visibilidade e da capacidade de frenagem.

Pode não ser necessário usar pneus de inverno em todas as áreas. Os pneus de todas as estações podem ser uma opção mais adequada para locais onde as temperaturas raramente caem abaixo de zero e a neve é incomum.

8. Pneus all season

Para motoristas que desejam equilibrar o desempenho em diferentes condições climáticas ao longo do ano, os pneus all season são uma opção prática. No Brasil, todos os modelos disponíveis são desse tipo. Eles foram construídos para suportar uma ampla gama de condições, desde calor e seco até chuva moderada e neve.

Os pneus all season, também conhecido como “de toda a temporada”, são eficazes em uma variedade de condições de estrada e temperaturas. É importante lembrar que, em situações extremas, eles podem desempenhar menos bem do que pneus especializados.

Por exemplo, pneus de verão podem ser mais resistentes a altas temperaturas do que pneus de inverno, e pneus de inverno podem não ter a mesma tração em condições de neve e gelo.

Muitos motoristas preferem pneus all season, especialmente em regiões com clima moderado. Eles eliminam a necessidade de trocar os pneus a cada temporada, o que pode ser uma vantagem a longo prazo em termos de praticidade e custo.

9. Pneus de performance

Os pneus de alta performance são desenvolvidos para atender às necessidades de carros de alto desempenho, como carros esportivos e de luxo. Eles foram projetados para maximizar a aderência, manuseio e resposta em várias condições de condução, principalmente em curvas e altas velocidades.

Em comparação com pneus tradicionais, esses pneus são construídos com uma estrutura mais rígida e compostos de borracha mais aderentes. Isso aumenta a capacidade de tração e dá ao motorista uma sensação de estabilidade e controle.

Além disso, um padrão de banda de rodagem mais agressivo é normalmente usado em pneus de performance. Isso é feito para evacuar a água de forma eficaz em tempos de chuva e maximizar a aderência em curvas.

10. Pneus run-flat

Os pneus run-flat são uma tecnologia projetada para lidar com o pneu furado, uma situação comum e potencialmente perigosa. Os pneus run-flat não esvaziam quando furados, como os pneus convencionais. Em vez disso, eles permitem que você continue dirigindo por uma distância curta mesmo após a perda de pressão.

Os pneus run-flat são projetados para fornecer aos motoristas mais segurança e conveniência em caso de pneu furado, permitindo-lhes chegar a um local seguro para substituir ou reparar o pneu. Isso é particularmente útil em situações em que parar em uma área perigosa, como uma estrada movimentada ou uma área isolada, pode ser mais seguro do que seguir em direção a um local mais seguro.

11. Pneus para carga

Os pneus para carga são essenciais para veículos comerciais e de carga. Eles são construídos para suportar cargas consideráveis e oferecer estabilidade em uma ampla gama de condições de estrada e carga.

Esses pneus têm uma estrutura robusta, paredes laterais mais espessas e um composto de borracha mais forte. Ao reduzir o risco de danos ou falhas, eles são capazes de suportar o peso adicional dos veículos de carga e das mercadorias transportadas.

Leia também: Partes do pneu - conheça todas e para que servem.

Esses são os principais tipos de pneus para automóveis e cabe a cada proprietário decidir qual é o mais adequado para equipar o seu veículo, bastando que as medidas do produto sirvam corretamente para o veículo em questão e estejam conforme as indicações do manual do veículo.

E, aí, já sabe qual o melhor pneu para a sua situação? Caso tenha mais dúvidas sobre pneus, leia mais conteúdos aqui no blog da TireShop ou mande uma mensagem para a nossa equipe, teremos o maior prazer em conversar com você!